Furação de puxadores de alça
Padrão comercial de distância entre furos
Você sabia que os puxadores de portas e gavetas de móveis, do tipo "alça", e também alguns outros itens como corrediças, dobradiças, aramados e outros, seguem um padrão internacional de furação?
Além de ser útil para escolhas na hora de dimensionar os móveis e suas partes, também é util para a indústria produzir com assertividade dentro de uma lógica que otimiza o rendimento de toda a cadeia produtiva de mobiliários. Afinal de contas, praticamente todas as casas possuem móveis e provavelmente eles estarão utilizando em algum momento essas referencias.
O sistema é chamado "Sistema 32", e compõe distancias de furação com múltiplos de 32 mm - e não, não está relacionado a polegadas, pois segue o sistema internacional de unidades, metro e sua medida derivada, o milímetro.
Sendo assim, começando com 16mm, e somando-se mais 16 e mais 16, criamos a tabela 16mm, 32mm, 64mm, 96mm, 128mm, 160mm, 192mm, 224mm, 256mm, 288mm, 320mm, 352mm, 384mm, 416mm, 448mm, 480mm, 512mm, 544mm, 576mm,608mm, 640mm, 672mm, etc.
E qual a principal relevância para o consumidor ou leigo?
A grande vantagem é poder planejar a furação no móvel (uma gavetinha por exemplo), medindo-se o mínimo interno onde passa o parfuso...) ou a altura na vertical de uma porta de guarda roupa, puxador longo... e em cima disso ir para a loja e comprar sem medo de o gabarito não dar, ou principalmente TROCAR modelos antigos por novos ou mesmo modelo, já que a furação nas portas/frentes de gavetas será a mesma!!!
Nem todas as marcas fabricam o leque total, em geral prendem-se aos principais entre 64 e 512 aproximadamente.
Isso significa também que você deve investigar o modelo e ver se tem diversos tamanhos do mesmo, caso deseje usar a mesma tipologia em móveis com frentes de tamanhos variados, puxadores de comprimentos variados, pois uma portona com um puxadorzinho fica ridículo as vezes, e uma gavetinha não cabe um puxador nem médio!
Todos seguem?
É verdade que diversas empresas não adotam ou talvez nem saibam da existencia desse padrão. Digamos que... erraram. Então fique atento! Existe mas nem todo mundo adotou!