E porque Ishida diz que dá trabalho orçar?
Qualquer orçamento bem feito, dá trabalho. Pois estamos falando de móveis a la carte, ou seja, as etapas de concepção e dimensionamento devem ser todas feitas pelo menos a 90% do real para serem orçadas, ainda se estivermos falando de medidas aproximadas, sem render, etc. Sendo assim, envolve trabalho de projeto, quantificação e montagem da proposta, no PDF, descrições, formalizações, e outras coisas.
Da pra fazer por metro quadrado e linear, que é bem mais rápido?
Dá. Geralmente as marcenarias que não dispõem de sistema computadorizados de projeto, realizam assim e fecham as contas no fim do período como nós, com média OK. Alguns itens podem compensar outros.
Fora isso, alguns móveis mais simples, todos brancos, também são mais fáceis de se orçar por metro quadrado ou linear.
Mas nem todo projeto pode ser orçado assim: na verdade, não é recomendável para nenhuma modalidade.
Não trabalhamos com esse formato estatístico, por abrir margem para erros de custo para cima e para baixo.
Também não utilizamos formado "modulares" mesmo com ajuste, que são móveis industrializados, com baixíssima customização e em geral, baixíssima qualidade de materiais principais.
No nosso sistema de trabalho, é montado o móvel em 3D, abertas as chapas, e listado tudo que será feito, além da previsão de transporte de peças, tempo de execução e outros itens apenas visíveis com um modelo bem feito, preliminarmente, e também, porque por razões contratuais, o que é apresentado em orçamento é idêntico ao entregue, em termos de milímetros de precisão.
Nem sempre o formato de trabalho mais rápido é o melhor. Essa escolha, é individual.
E tudo tem seus prós e contras. E apesar de demorar e dar trabalho, o nível de problemas em qualquer outra etapa é zero, e é nisso que focamos.
Diferença entre miniprojeto e projeto arquitetônico
O objetivo do miniprojeto é o orçamento por Marcenaria Ishida. Entretanto, não deve ser entendido como foco em um projeto como arquitetônico, e, portanto, as indicações de dimensões e observações não serão fornecidas como um projeto executivo isolado de arquitetura de interiores, mas como parte do orçamento, de forma descritiva, apontando apenas os itens mais relevantes.
Para um projeto desvinculado e voltado para orçamento em outras empresas, considere informar claramente para ser considerado a circunstância e trabalho adicional de detalhamento de projeto, ainda que não completamente de interiores com render, mas com concepção e informações em mesmo nível.